Confirmado 5 viadutos na BR-163 em Sinop

Compartilhe:
blog,,88
O diretor-presidente da Concessionária Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, apresentou durante um encontro em Sinop, na Unesin, os detalhes das obras previstas para o trecho da rodovia federal na região. As principais obras incluem a construção de cinco viadutos na travessia urbana de Sinop, que se estende do quilômetro 812 (próximo do Alto da Glória) até o quilômetro 855 (região do Camping Club), abrangendo um trecho de 10 quilômetros até a chegada de Sinop e 15 quilômetros na parte final. Além disso, está prevista a requalificação completa da travessia urbana, com a construção de quatro passarelas. Atualmente, os trechos duplicados são no perímetro urbano, até as proximidades da Acrinorte (sentido Norte) e até o Alto da Glória (sentido Sul).
O cronograma das obras prevê o início das intervenções no segundo semestre, com a construção de dois viadutos, e a frente de duplicação será iniciada no próximo ano. Luciano Uchoa também mencionou as primeiras obras em andamento de requalificação em cinco pontos do trecho de Cuiabá a Sinop, além do início da duplicação do trecho de Posto Gil a Diamantino no segundo semestre. A licitação para o primeiro trecho de duplicação, do Posto Gil até Nova Mutum (86 km), está prevista para começar ainda neste segundo semestre, com conclusão estimada em 24 meses.
No entanto, a concessionária enfrenta dificuldades em relação à mão de obra disponível. Embora haja recursos financeiros, a realização das obras de duplicação requer uma grande quantidade de mão de obra qualificada e equipamentos. A crescente demanda em Mato Grosso tem levado à escassez de mão de obra, o que exigirá esforços para atrair pessoas e empresas capacitadas para executar as obras dentro do prazo necessário.
É importante destacar que o governo do Estado assumiu o controle acionário da Concessionária Rota do Oeste em maio deste ano, por meio da MT Par, em uma articulação iniciada pelo governador Mauro Mendes no ano passado.